Poemas...

Poemas...
...nossas vidas não nos pertencem, e o que era biônico ontem é biônico hoje, no Pacote, não de Abril, mas de Janeiro a Dezembro. Mesmo assim tenho que vestir as vestes opacas do Estado, de chorar lágrimas de crocodilo, de fofocar sobre a ascensão de mais uma oligarquia, de ouvir menos Rachimaninov e curtir mais a tal Folia, e o mais cruel de tudo: resignar-me com a soberania do veredicto... (Anderson Costa)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

EPÍSTOLA


Caríssima parede deste quarto:

Segues teu caminho e tua doutrina, pois a minha eu mesmo crio e sigo. Odeio-te por ter que lhe falar deveras e mesmo assim permanece surda a toda esta sinfonia oca. Quanto mais falo, vejo e ouço mais vontade tenho de adentrar ao Hades em busca do desagrilhoamento eterno da excessiva faina das Danaides. Sei que é uma delas e mesmo assim nada tens de inopinada. Estás engaiolada qual um pássaro cheio de efêmeras saudades. Porventura, sentes repugnância pelo vazio? Temes os desvãos do que seja longínquo e inodoro? Por que ainda insiste em falar de amores? Não sabe o quanto me transtorna seu palavratório convicto, suas conclusões ortodoxas. Por isso peço: “queima-me com sua súcia de inquisidores! Queima-me juntamente com este Contrato Social que nos cospe e que te faz sorrir em concomitância!

Por isso continuas macilenta e fincada por sobre este assoalho postiço. Por isso ovaciona com entusiasmo qualquer verdugo astuto e benfazejo, mas, perante a ti calado permaneço. Não mereces ouvir o que tenho cá dentro. Assim sigo a vida, a sorrir internamente de tua boca enxovalhada e de tuas insípidas palavras sem nexo e em congruências, a fazer-me crer que tão somente estou no fim, que tão somente sou o fim. Não sou a ponte entre o macaco e o super-homem como dizia o brilhante Nietzsche, não sou o elo, mas o sim o fim.

Andas insistentemente como um burro de carga, com viseiras laterais, a olhar somente o que há à frente. E assim sorrio para as estrelas. Sorrio de todos os que não se deixam gritar-se a si mesmos rentes a essa planície umedecida. Sorrio de ti parede macilenta.

Anderson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário